Aprenda, critique, entenda, opine.
Medicamento é coisa séria!

O que é Posologia?

| | Em 10 setembro 2012

O que é posologia?

Posologia é a forma de utilizar os medicamentos, ou seja, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia – que varia em função do paciente, da doença que está sendo tratada e do tipo de medicamento utilizado. A posologia está relacionada com o tempo de ação e a dose terapêutica do medicamento em questão.

Um esquema posológico racional baseia-se na pressuposição de que existe uma concentração-alvo que irá produzir o efeito terapêutico desejado.

Após vários estudos, chegou-se ao conceito de janela terapêutica, que compreende a concentração plasmática mínima da droga necessária para fazer o efeito e a concentração máxima acima da qual o fármaco irá apresentar efeitos tóxicos.

O gráfico 1 representa de forma geral, o que acontece após a administração oral de um medicamento com a variação da concentração plasmática da droga atingindo o efeito terapêutico e sendo eliminada.


A partir desse gráfico pôde-se determinar a freqüência das doses de um medicamento durante o tratamento de alguma doença de forma a manter sua concentração plasmática média constante para que haja a melhora do organismo. Dessa forma determinou-se a posologia do medicamento.

O gráfico 2 representa como se encontra o intervalo de administração de um medicamento para que esse produza o efeito terapêutico desejado.


Uma diminuição dos intervalos de administração pode elevar a concentração da droga no plasma tornando-a tóxica se ela ultrapassar a concentração tóxica mínima. Por isso não devemos alterar os intervalos de administração sem um prévio conhecimento do que isso irá acarretar. Por exemplo, a diminuição de 8 em 8h para 6 em 6h a posologia de um medicamento.


BIBLIOGRAFIA
»Livro: Farmacologia Básica e Clínica – Bertram G. Katzung – Oitava Edição.
Os artigos do Farmacêutico Digital são fruto de pesquisas na internet, em livros didáticos e de experiências profissionais.
Toda fonte conhecida é referenciada.
Portanto,se você gostou de algum artigo do FD e quer divulgá-lo:
NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou completa, do material disponível no FD sem a devida identificação.

0 comentários :

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados antes da publicação.
Para que seu comentário seja publicado leia a Política de Comentários do Site

 
 
Copyright © 2013. Farmaceutico Digital - All Rights Reserved
Licença Creative Commons
Template Created by Creating Website Modificado por TPV
Proudly powered by Blogger