Aprenda, critique, entenda, opine.
Medicamento é coisa séria!

Informações sobre Armazenamento de Antibióticos

Para que os medicamentos tenham sua plena ação, devem estar em condições adequadas de uso e dentro do prazo de validade.

A manutenção das propriedades dos medicamentos depende da estabilidade que pode ser modificada por fatores ligados ao ambiente, condições de transporte e armazenamento. Indústrias, distribuidoras, drogarias, farmácias, e outros locais que estocam medicamentos, são obrigados a seguir normas rígidas de estocagem e armazenagem de medicamentos, para garantir que o mesmo chegue ao paciente/consumidor com todas as suas características intactas, sem perda de eficácia.

No que diz respeito à armazenagem domiciliar, para qualquer medicamento, é importante que as pessoas tenham acesso as instruções dos fabricantes de como armazenar. Normalmente estas informações estão expressas nas bulas ou nas caixas.

Vamos abordar a seguir algumas orientações para armazenamento de antibióticos comumente utilizados em pediatria, mas ressalva-se que estas orientações servem de maneira geral para todo e qualquer medicamento.

A grande maioria dos antibióticos utilizados em pediatria apresenta-se na forma de suspensão.

É uma forma farmacêutica na qual a substância responsável pelo efeito terapêutico é insolúvel e, para ser administrada na forma líquida precisa estar suspensa em um líquido.

A orientação geral sobre o armazenamento de antibióticos é a conservação em local fresco e seco, temperatura ambiente entre 15 e 30ºC. Ou seja: ao abrigo da luz, calor e umidade.

A maioria dos medicamentos é sensível à luz. Portanto, devem ser conservados sempre na sua embalagem original, que foi exaustivamente testada para proteção do produto. É importante que todo e qualquer medicamento fique longe da luz direta. Manter os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes e nunca no armário do banheiro e em cima da geladeira. Estas orientações servem não somente para antibióticos, mas para todo e qualquer tipo de medicamento, soluções, xaropes, comprimidos, cremes, pomadas, etc.

Alguns antibióticos requerem cuidados de armazenamento adicionais, como por exemplo, a conservação em geladeira.

Como saber?
Seguindo estritamente a recomendação do fabricante. Uma vez refrigerado, deverá sempre permanecer refrigerado. Variações de temperatura (armazenar em geladeira e depois retirar e manter fora) podem provocar perda da eficácia terapêutica devido à perda da estabilidade do medicamento.

O ideal é que, se o medicamento após preparado (adicionado água ao pó) for guardado na geladeira deve permanecer na geladeira até que acabe e se for guardado em outro ambiente fresco deve permanecer lá. Evitando variações bruscas de temperatura.
É claro que para administrar -dar- o medicamento ao paciente temos que tirar do ambiente em que está, mas este tempo é tão curto que não interfere na sua eficácia.

Os locais 3 e 2 da imagem ao lado são ideais para o armazenamento dos medicamentos

Orientações Importantes Quanto ao Armazenamento dos Antibióticos

1- Não guardar medicamentos na COZINHA e ARMÁRIO DO BANHEIRO (locais de maior calor e umidade da casa);
2- Crianças são curiosas. Evite guardar medicamentos em locais de fácil acesso. “A diferença entre um medicamento e um veneno é a dose.”
3- Em geral soluções e suspensões, após abertas, diminuem drasticamente seus prazos de validade. Siga o que recomenda o fabricante e nunca guarde frascos abertos já preparados de antibióticos para serem usados em outra ocasião.
4- Antibióticos que devem ser guardados na geladeira, e outros medicamentos (como insulina), não devem ser guardados na porta (grande variações de temperatura) nem no congelador (temperatura muito baixa) e nem próximo a ele. O ideal é o centro da geladeira.
5- Manter os medicamentos em frascos bem fechados, na embalagem original e com a bula. Para as preparações líquidas (solução, xarope, suspensão) é também importante manter junto com o medicamento o frasco ou a colher de medida que acompanha o produto.

Abaixo, informações sobre armazenamento dos principais antibióticos utilizados em pediatria.

Antibiótico Armazenamento Orientações Importantes
Amoxicilina (Amoxil®, Novocilin®, Amoximed®, Velamox®, Neo Moxicilin®) Após reconstituição, a suspensão pode ser mantida sob refrigeração (entre 2 e 8ºC), mas também é estável à temperatura ambiente.
Descartar 14 dias após a reconstituição.
Proteger de calor, umidade e luz direta.
Não há restrições quanto ao uso com alimentos nem em jejum. Pode causar náusea, vômito, diarréia e exantema. Agitar o frasco antes de cada administração. Não interromper o uso antes do final do tratamento, mesmo quando houver melhora dos sintomas após a primeira dose.
Axetilcefuroxima/Cefuroxima (ZinnaT®) A suspensão reconstituída deve ser refrigerada entre 2°C e 8ºC e
armazenada por até 10 dias.
A suspensão oral terá melhor resultado se ingerida junto com uma refeição. A dose também pode ser diluída em sucos de frutas ou bebidas lácteas imediatamente antes de ser administrada. Atenção: não misturar com líquidos quentes. Agitar o frasco antes de cada utilização.
Azitromicina (Zitromax®, Azi®, Astro®, Azitrophar®) Manter a suspensão em temperatura entre 5 e 30°C após reconstituição, pelo período máximo de 5 dias. Pode ser administrada com alimentos. Utilizar o medicamento pelo tempo determinado mesmo após desaparecimento dos sintomas. Não utilizar junto com antiácidos contendo alumínio ou magnésio. Agitar o frasco antes de cada utilização.
Cefaclor (Ceclor®) Após reconstituição pode ou não ser refrigerada. Manter em temperatura ambiente abaixo de 30ºC em local seco e protegida da luz e umidade, e sob refrigeração entre 2 e 8ºC. Não congelar. Descartar após 14 dias. Utilizar o medicamento pelo tempo determinado mesmo após desaparecimento dos sintomas. Evitar administração com alimentos (1 hora antes ou 2 horas depois de refeições). Agitar o frasco antes de cada utilização.
Cefadroxila (Cefamox®) Suspensão reconstituída é estável por 10 dias (em local seco e fresco) ou 14 dias sob refrigeração. Descartar a porção não usada após 10 dias à temperatura ambiente (25ºC) ou 14 dias sob refrigeração (4ºC). Agitar o frasco bem antes de usar. Mantenha o frasco bem fechado.
Cefalexina (Keflex®) Após reconstituição pode ser mantida em temperatura ambiente, protegida da luz e umidade, e sob refrigeração entre 2 e 8ºC. Estável de sete a quatorze dias. Pode ser tomada com alimento ou leite para evitar desconforto gástrico. Agitar o frasco antes de cada utilização. Usar durante todo o tempo prescrito mesmo que haja melhora dos sintomas.
Claritromicina (Klaricid®) Suspensão pediátrica pode ser usada por até 14 dias após preparo, desde que mantida em temperatura ambiente abaixo de 30ºC, protegida da luz e umidade. Não há restrições quanto ao uso com alimento. Usar durante todo o tempo prescrito mesmo que haja melhora dos sintomas. Agitar o frasco antes de cada utilização.
Eritromicina (Eritrex®) Manter em temperatura ambiente abaixo de 30ºC, protegido da luz e umidade. Agitar o frasco antes de cada utilização. Não utilizar com alimentos preferencialmente.
Sulfametoxazol + Trimetoprima (Bactrim®) Manter em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC, protegido da luz e umidade. As doses de uso oral devem ser administradas pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com suficiente quantidade de líquido. O frasco de suspensão deve ser agitado antes da administração.
Amoxicilina + Clavulanato de Potássio (Clavulin®, Sigma Clav®, Novamox®) A suspensão oral, após reconstituição, deve ser mantida na geladeira, conservando-se por um período
De 7 a 10 dias, de acordo com o fabricante. Não congelar.
Administrar no início da refeição para diminuir efeitos gastrintestinais. Agitar o frasco antes de cada utilização.

Artigo escrito pela Farmacêutica Rafaela Generoso


Para complementar o Conteúdo:

♦ Curso on-line sobre: Uso Racional de Antimicrobianos e a Resistência Microbiana
Antibioticos - RDC 44 de 2010 Controle dos Antibióticos

Referências Bibliográficas
-Antimicrobianos – Bases teóricas e uso clínico. Dis­ponível em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/ controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/mo­dulo1/conceitos.htm
Acesso em 13/07/2011
- BATISTA, R. S.; GOMES, A. P. Antimicrobianos: guia prático 2010/2011. 2ªed. Ed. Rubio. Rio de Ja­neiro, 2010.
- Bula eletrônico Anvisa. Disponível em: http://www4. anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM%5B25925-1- 0%5D.PDF
Acesso em 13/07/2011
Os artigos do Farmacêutico Digital são fruto de pesquisas na internet, em livros didáticos e de experiências profissionais.
Toda fonte conhecida é referenciada.
Portanto,se você gostou de algum artigo do FD e quer divulgá-lo:
NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou completa, do material disponível no FD sem a devida identificação.

55 comentários :

  1. Preciso saber urgente se o medicamento Zinnat perde sua eficácia se ficar fora da geladeira.
    Fiz o preparo corretamente, mas não li toda a orientação e não coloquei na geladeira nem uma vez.
    Já faz 1 semana que meu filho de 3 anos está tomando, o que eu faço agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      A bula deste medicamento orienta que a suspensão reconstituída deve ser refrigerada de 2°C a 8º C e armazenada por um período de até 10 dias.
      Se ficou uma semana toda fora da geladeira é muito provável que tenha realmente perdido a eficácia.
      Sugiro que ligue para o SAC da indústria produtora do medicamento que eles darão informações mais precisas. O tel é: 0800 701 22 33
      Se for comprovado pelo SAC você terá que voltar ao médico para pegar outra receita e reiniciar o tratamento.

      Excluir
  2. Reconstitui a amoxicilina a noite e nao coloquei na geladeira e nem gaurdei em sua caixinha , sua eficacia pode diminui? pode fazer algum mal a minha filha? o que fasso jogo o medicamento fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,

      Para a amoxicilina as orientações são: Após reconstituição, a suspensão pode ser mantida sob refrigeração (entre 2 e 8ºC), mas também é estável à temperatura ambiente. Descartar 14 dias após a reconstituição. Proteger de calor, umidade e luz direta.
      Então não irá fazer mal à sua filha, mas mesmo assim aconselho que você guarde-o na geladeira dentro da caixinha para garantir maior estabilidade e ação.

      Excluir
  3. olá estou dando para meu gato amoxilina + Amoxicilina + Clavulanato de Potássio ficou fora de geladeira durante dois dias será que perdeu o efeito?
    agora está na geladeira ,diz na bula que em 7 dias tem que descartar ,ele terá que tomar durante dez dias tenho que comprar outra para dar só os tres dias restantes?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana,

      Se ficou em local fresco e depois você manteve na geladeira, acho que não tem problema. O período de conservação varia de acordo com cada fabricante de 7 a 10 dias. Um frasco vai dar para os 10 dias?
      Se for suficiente para os 10 dias sugiro que você ligue para o sac do laboratório do medicamento e pergunte se pode dar o medicamento os 10 dias sem ter que comprar outro.

      Excluir
    2. obrigada pela resposta rapida,
      o remedio e suficiente sim ,liguei para o sac ,eles me disseram que o remedio vence em 7 dias mesmo, teria que comprar outro só para dar durante os três dias restantes eh muito complicado eh um remedio caro e não dura os 10 dias ,tenho que comprar outro que vai sobrar pra caramba e vai vencer também isso eh muito complicado.
      obrigada

      Excluir
    3. Realmente é complicado Luciana,
      Acredito que esta é uma das causas das pessoas não cumprirem com os tratamentos completos. Uma das causas da resistência bacteriana.
      Este medicamento é caro e sobrar é como jogar dinheiro no lixo.
      Seja sempre bem vinda ao FD!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. MInha filha de um ano está tomando amoxilina +clavulanato supsensão, mas não tinha atentado que deveria guardar em geladeira e guardei em lugar fresco como os demais medicamentos. Ela já tomou 8 doses das 20 previstas. O medicamento vem escurecendo um pouco a cada dia e hoje está com a tonalidade creme médio (não muito claro nem muito escuro). O quadro respiratório dela melhorou muito, não teve mais febre desde que começou a tomar o medicamento e nem está apresentando mais cansaço ou chiado no peito. Se eu colocar na geladeira agora posso continuar a dar ou é melhor suspender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,
      Desculpe a demora para responder. Estes dias foram muito corridos para mim.
      A mudança de cor do medicamento pode ter sido acelerada por estar fora da geladeira. Você pode colocar na geladeira sim.
      Não suspenda o medicamento. Mesmo que o medicamento peca o efeito não será totalmente e nunca deve suspender a administração antes do dia prescrito.
      Sugiro que você relate a evolução do quadro da sua filha ao médico dela. Ele saberá dizer se ela deve tomar o medicamento novamente ou se desta forma está bem.

      Excluir
    2. Oi Aurea, minha filha está melhor obrigada.
      O medicamento foi suspenso foi orientação do próprio laboratório Germed. Depois o pediatra disse o mesmo que vc, que não deveria ter suspendido pq não perde totalmente a eficácia. Infelizmente não há muito oque fazer agora a não ser observar qq recaída, que tomara Deus não acontecerá. Fiquei decepcionada com o laboratório, não deveria ter confiado na informação pois era evidente o despreparo dos atendentes, gaguejavam e perceptivelmente estavam lendo s orientações. É muito descaso com a saude do consumidor né?
      Obrigada pro tudo e parabéns pelo site.

      Excluir
  6. Cefadroxila pode ser tomada com leite ??? ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thelma,
      Como diz na tabela do artigo: Pode ser tomada com alimento ou leite para evitar desconforto gástrico.
      Portanto, não tem problema se for tomada com leite.
      Mesmo assim prefiro evitar de orientar a tomar qualquer medicamento com leite. Porque existem alguns que não podem e a maioria das pessoas não sabe disso, então na dúvida... Melhor tomar todos os medicamentos com um copo de água.

      Excluir
    2. Oi Aurea, minha filha está melhor obrigada.
      O medicamento foi suspenso foi orientação do próprio laboratório Germed. Depois o pediatra disse o mesmo que vc, que não deveria ter suspendido pq não perde totalmente a eficácia. Infelizmente não há muito oque fazer agora a não ser observar qq recaída, que tomara Deus não acontecerá. Fiquei decepcionada com o laboratório, não deveria ter confiado na informação pois era evidente o despreparo dos atendentes, gaguejavam e perceptivelmente estavam lendo s orientações. É muito descaso com a saude do consumidor né?
      Obrigada pro tudo e parabéns pelo site.

      Excluir
  7. Amoxicilina pode ser tomado junto com anti-histamínico alegra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      A amoxicilina não possui interação medicamentosa com o cloridrato de fexofenadina o princípio ativo do Allegra®.
      Se o seu médico prescreveu pode tomar sim!

      Excluir
  8. Posso continuar tomando amoxicilina+clavulanato mesmo estando com diarreia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luinha,
      Em qual dia de administração de amoxicilina+clavulanato você está?
      Se for no começo. Sugiro que avise seu médico para que possa avaliar de troca o antibiótico ou não.
      Mas se for no final do tratamento. Você pode terminar o tratamento, desde que tome algumas providências: se hidrate, tome um soro de reidratação oral, pode tomar um Yakult e alimente-se com alimentos leves com consistência evite frituras e alimentos que não sejam saudáveis ou pesados para o seu organismo. Se depois de uns 2 dias não melhorar sua diarréia também sugiro que procure seu médico.

      Excluir
    2. Coloquei uma amoxilina na geladeira porem a bula diz que deve ser conserado em temperatira ambiente... irá alterar a eficacis por isso. O q devo fazer

      Excluir
    3. Olá Lua,
      Não isso não irá afetar na eficácia do medicamento. Como moramos em um país tropical as chances da temperatura ambiente ser alta são grandes.
      Portanto melhor que fique na geladeira. Desde que também não fique gelado demais. A sensação térmica de frio quando você for administrar o medicamento é suficiente.

      Excluir
  9. Estou tomando amoxicilina+clavulanato e estou com diarreia. posso continuar?

    ResponderExcluir
  10. Esqueci o keflex (cefalexina) da minha bebe de 40 dias fora da geladeira, após a quarta dose. Ela tomou o medicamento as 12:45h e de 24:30h dei a quinta dose. O medicamento ficou fora da geladeira por 12:00h será que perdeu a eficácia.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rebeca,

      De acordo com a bula do fabricante do medicamento:
      "O medicamento, mesmo após aberto, deve ser armazenado em temperatura ambiente
      controlada (15 a 30ºC) e ao abrigo da luz."
      Minha única preocupação é a variação de temperatura.
      O ideal é sempre levar em consideração a recomendação do fabricante.
      Sugiro que você ligue para o SAC do laboratório do medicamento e confirme se a variação de temperatura pode causar algum problema.

      Excluir
  11. O ATB clavulanato+amoxicilina do meu filho ficou quatro horas no carro e esquentou um pouquinho eu dei a ele e logo apos guardei na geladeira foi a 6° dose de 10. Sera que fez efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      Era o 6º dia de 10 ou 6ª dose? Qual a concentração do medicamento? A coloração do medicamento alterou muito?
      Se escureceu e você pôde notar a mudança, sugiro que compre outro para continuar com o tratamento.
      O tempo foi pequeno, se não houve nenhuma mudança significativa na cor do líquido não acho que o medicamento perdeu totalmente seu efeito.
      Aguardo mais informações!

      Excluir
  12. ESTOU TOMANDO AMOXILINA COM CLAVULANATO DE POTÁSSIO (SINOT_CLAV) COMPRIMIDO MAS ESQUECI DENTRO DO CARRO EMBAIXO DO SOL PÔR APROXIMADAMENTE 6:00 HORAS SERÁ QUE O MEDICAMENTO PERDEU A INTEGRIDADE? COMO SABER SE AINDA ESTÁ VÁLIDO PARA CONSUMO? DESDE JÁ MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Informe,
      Sugiro que você marque um retorno com seu médico para pegar outra receita e comprar outra caixa de medicamento. 6h é muito tempo de exposição ao sol, principalmente dentro do carro que tem uma temperatura maior do que se estivesse ao ar livre. Não sei te dizer como fazer para saber se perdeu o efeito.

      Eu faria isso. Este medicamento é instável em altas temperaturas podendo perder seu efeito sim.

      Excluir
  13. ESTOU TOMANDO AMOXILINA COM CLAVULANATO DE POTÁSSIO COMPRIDO E ESQUECI DENTRO DO CARRO POR APROXIMADAMENTE PÔR 6:00 DEBAIXO DO SOL SERÁ QUE ESTRAGOU? COMO SABER SE AINDA ESTÁ BOM?

    ResponderExcluir
  14. Estou dando o Zinnat para o meu filho e hj o 4 dia esqueci o vidro fora da geladeira o dia inteiro e preciso dar por 10 dias. Sera q o remedio perde seu efeito? Obs hj fez um calor de 34 graus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pançudinha,
      Desculpe a demora para responder, mas tive vários contratempos esta semana que me impediram até de ligar o computador.
      Estive consultando a bula do medicamento e encontrei a seguinte informação: "Refrigere a suspensão reconstituída imediatamente em geladeira (entre 2°C e 8°C). 8. Deixe a suspensão em repouso na geladeira por pelo menos 1 hora antes de tirar a primeira dose, mas lembre-se: imediatamente antes de usá-la, você deve agitá-la de novo. A suspensão reconstituída deve ficar o tempo todo na geladeira (entre 2°C e 8°C)."
      Ou seja, o medicamento reconstituído deve ser mantido em geladeira todo o tempo, acredito que este período de tempo extenso pode atrapalhar seu efeito.
      No seu lugar entraria em contato com o médico prescritor e pegaria outra receita para comprar outro frasco ou se quiser pode ligar para o fabricante do medicamento para obter esta informação mais específica.

      Excluir
  15. Dei a primeira dose de axetilcefuroxima pro meu filho, logo apos areconstituiçao, nao deixando em repouso na geladeira por 1 hora como recomenda o fabricante, sera q isso compromete a eficacia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana,

      Acredito que a eficácia pode ser perdida apenas da primeira dose. Mantenha o medicamento sob refrigeração como manda nas instruções da bula e sugiro que contate o fabricante do medicamento.

      Excluir
  16. meu filho tem que tomar por 10 dias clavulin bd,o farmaceutico me deu um frasco de 140ml para poder dar os 10 dias mas li a bula e diz que só pode ser mantido em geladeira por 7 dias,e agora o q eu faço ele diz que posso dar mas na bula e na caixinha está escrito que o medicamento deve ser descartado após 7 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine,
      O ideal era que tivesse comprado 2 frascos de 70mL e não um de 140mL.
      Realmente o fabricante afirma que o medicamento perde estabilidade após 7 dias, então deverá descartá-lo mesmo.
      Se você não tiver aberto a caixa. Aconselho que tente trocar por 2 vidros de 70mL, será o ideal.
      Gostaria de saber se você foi atendida pelo farmacêutico mesmo ou pelo balconista da drogaria.
      Att,
      Áurea

      Excluir
  17. Parabéns pelo artigo! Muito útil e esclarecedor. São informações que por vezes sequer sequer estão disponíveis na própria bula do medicamento. Excelente e objetivo.

    ResponderExcluir
  18. eu estou tando amoxicilina+clavulanato de potassio por meu filho e mudou de cor posso continuar dando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Calypso,
      Não aconselho continuar dando o medicamento não. A mudança de cor significa a degradação do princípio ativo que poderá perder seu efeito.

      Excluir
  19. Bom dia!!!
    Sei que alguns antibióticos devem ser tomados logo após o preparo.... Preparei o Klaricid e só o administrei 1h e 20min após. Será que tem problema?
    Atenciosamente
    Christiane

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!!!! Sei que alguns antibióticos necessitam ser administrados logo após o preparo, outros necessitam de uma hora de intervalo para administração. O Klaricid será que tem essas restrições, pois só o administrei após 1h20min após o preparo. Será que terá problemas?
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  21. Olá gostaria de saber se tem algum problema se eu colocar um pouco a mais de agua no antibiótico Zinnat será que perde sua eficácia?

    ResponderExcluir
  22. ola gostaria de saber se eu colocar um pouco a mais de agua no antibiótico Zinnat sera que ele perde sua eficácia?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite

    Tomei 2g de azitromicina dose única e depois de 2 horas tive uma diarreía bem forte, inclusive aquosa. O medicamento terá efeito mesmo assim eu foi absorvido?

    ResponderExcluir
  24. Oi bom dia. Minha filha de 1 ani e meio começou a tomar Zinnat,2,5mL de 12 em 12, desde quarta feira as 20:45h. Ontem após dar a ela a terceira dose esqueci o medicamento fora da geladeira, só percebemos hoje as 8:45, quando fomos dar a quarta dose de antibiótico. Perdi o remédio e o tratamento? Tô preocupada porque ela já havia tomado amoxicilina duas vezes e isso pode gerar nela microorganismos resistentes. Ela tá vindo de processos alérgicos de repetição e não conseguimos identificar ainda. Sem valor no valor do remédio que é caro pra caramba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline,
      A orientação é que este medicamento fique sob refrigeração entre 2 e 8º C durante todo o tempo a partir do momento que é reconstituído. Porém, levando-se em consideração que ficou fora da geladeira no período da noite. É uma pequena vantagem. Mesmo assim acho que que deve avisar o médico da sua filha sobre este ocorrido e não suspender o tratamento até falar com ele. Também pode ligar para o 0800 da indústria do medicamento para que te informem sobre um tempo máximo que o medicamento poderia, se puder ficar fora da geladeira.

      Excluir
  25. Ah, tá ok. Obrigada pelo retorno. Gostei muito desse blog e vou salvar e recomendar para meus amigos. Obrigada e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!

    Gostaria de saber se posso misturar o Clavulin BD 400 com suco/leite?
    Penso ser melhor para administrar o medicamento na minha filha de 3 anos.

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara,
      Não precisa misturar o medicamento com suco ou leite para dar à sua filha. O medicamento foi produzido para ter um sabor agradável e ser aceito por crianças. O que você pode fazer é dar o medicamento e logo em seguida dar o alimento para sua filha afim de não deixar o sabor do medicamento por mais tempo na boquinha dela. Não há restrições quanto à administração de alimentos após o medicamento.
      Só peço para não dar com leite não é aconselhável dar nenhum medicamento com leite.

      Excluir
  27. Bom dia, prepare ontem a noite a Amoxicilina pra mi ha Filha e dei a primera dose, nao me atentei que precisava ficar na geladeira, mesmo oirque ds vez es anteriores nunca tinha deixado. Mas esta com broncopneumonia e estoy Muito preocupada, temo o remedio nao fazer o efeito deseado por nao estar na geladeira, e estando gelado quanto tiempo antes de ministrar na crianca posso tirar para que nao piore seu estado estando tao gelado o medicamento? obrigada e Parabens peloservico que nos presta, eh Muito importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gee,
      O ideal é que o medicamento fique na geladeira durante todo o tratamento logo após a reconstituição. Mas também é estável à temperatura ambiente desde que esteja ao abrigo da luz intensa e calor.
      Não há problema em dar o medicamento frio para sua criança por ser uma dose pequena o fato de estar frio não irá piorar o quadro infeccioso de seu filho(a).
      É melhor que o medicamento fique o tempo inteiro em uma temperatura constante (fria) e não sofra alterações bruscas de temperatura para que não perca estabilidade e consequentemente o seu efeito.
      Esperar o medicamento "esquentar" para dar à criança não é aconselhável.
      Obrigada por gostar do Farmacêutico Digital!

      Excluir
  28. Olá !! esqueci meu anticoncepcional Microdiol dentro do carro debaixo do sol por 1 hora !!! será que perde o efeito???
    Grata !!

    ResponderExcluir
  29. OLÁ, MEU FILHO DE 7 ANOS ESTÁ TOSSINDO, TOSSE SECA, TEVE FEBRE, DOR DE CABEÇA. NA EMERGENCIA RECEITARAM AMOXILINA COM CLAVULANATO DE 400, DIAGNOSTICARAM SINUSITE. ELE CONTINUA TOSSINDO. TEM PROBLEMA DAR O DESLORATADINA DE 12 EM 12 HS TB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana,
      O medicamento Desloratadina é sob prescrição médica e é indicado para processos alérgicos.
      Sugiro que você dê bastante líquido para seu filho. A hidratação vai ajudar a expectorar todo o catarro que tiver sido produzido pela sinusite quando tratada com o antibiotico.
      Quanto ao outro medicamento (desloratadina) acho que você deve perguntar a um médico se deve dar ao seu filho, uma vez que o diagnóstico foi de sinusite e não foi receitado na primeira consulta.

      Excluir
  30. Olá . Meu filho de 2 anos, precisa tomar azitromicina (Astro), mais tenho dificuldade em dar remedio pra ele, ele cospe, não consigo fazer ele tomar,conforme a tabela, eu posso misturar no leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane,
      Primeiramente, desculpe a demora em responder.
      De acordo com a bula:
      "ASTRO® (azitromicina) deve ser administrado em dose única diária a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições, uma vez que não foi observada qualquer diminuição
      significativa na biodisponibilidade da azitromicina quando administrada concomitantemente a uma refeição rica em gorduras."
      Acredito que não tenha problemas em administrar juntamente com o leite para que seu filho aceite tomar o medicamento.

      Excluir

Todos os comentários são lidos e moderados antes da publicação.
Para que seu comentário seja publicado leia a Política de Comentários do Site

 
 
Copyright © 2013. Farmaceutico Digital - All Rights Reserved
Licença Creative Commons
Template Created by Creating Website Modificado por TPV
Proudly powered by Blogger